DOCUMENTOS

Acceda a todos los documentos disponibles para su descarga inmediata

DOCUMENTOS GERAIS

Organizações que constroem oportunidades Memória de PorAmérica (2006 – 2015)

Neste livro, é feita uma análise detalhada da evolução do programa PorAmérica, complementada por uma linha de tempo e por entrevistas com os diversos atores (líderes de organizações participantes, diretores de fundações, dirigentes da Redeamérica, de PorAmerica, do BID e do Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário, coordenadores técnicos). Conta com fichas de cada um dos 70 projetos apoiados e com dados dos resultados finais.

Baixe aqui (Esp)

PorAmérica Seis crônicas de fortalecimento para prosperar

Neste livro, são apresentadas crônicas jornalísticas de seis dos setenta projetos apoiados por PorAmérica, escolhidos de diferentes setores econômicos e países que fizeram parte do programa e que tiveram interessantes aprendizagens. Foram os projetos desenvolvidos pelas seguintes organizações: El Arca Córdoba, da Argentina; Associação de Agricultores Familiares do Córrego do Celeste, do Brasil; Associação de Creches Infantis do Valle - Asohiva, e Associação de Produtores de Cana - Asoprocaña, ambas da Colômbia; Comuna Sitio Nuevo, do Equador; e Associação Ecológica Recuperar - Ecorec, do Peru.

Baixe aqui

A aplicação do modelo de desenvolvimento de base no programa PorAmérica (Sistematização)

Nesta publicação, é apresentado um resumo do processo de sistematização que foi realizado durante o desenvolvimento do programa em três níveis: com as organizações de base, que identificaram a aprendizagem delas em torno à aplicação do modelo de desenvolvimento de base nos projetos; com as fundações que as apoiaram, que refletiram sobre o acompanhamento destes processos, e com a unidade executora do programa, que refletiram sobre a estratégia geral do mesmo.

Baixe aqui (Esp)

Entrevistas con los líderes

Quince destacados representantes de algunas de las organizaciones que participaron en PorAmérica relatan cómo se dio la experiencia de trabajo, qué les aportó a su crecimiento personal y de grupo y cuáles fueron los logros obtenidos para sus asociados en materia de fortalecimiento y generación de ingresos.

Baixe aqui (Esp)

Cartilha metodológica - plano de comercialização (ODBs)

Guia de metodologia que permite que as ODBs: desenvolvam e/ou aperfeiçoem um plano de comercialização, que as oriente para a satisfação dos clientes atuais e potenciais; que aperfeiçoem seus produtos e/ou serviços para facilitar sua chegada de uma maneira oportuna até o usuário final, produzindo uma margem de lucro, através de uma série de temas que são desenvolvidos programaticamente.

Baixe aqui (Esp)

Cartilha metodológica - plano de comercialização (EAs)

Guia de metodologia que facilita que as entidades acompanhantes apoiem as ODBs para desenvolverem e/ou aperfeiçoarem um plano de comercialização, através de uma série de temas que são desenvolvidos programaticamente.

Baixe aqui

Formulários para o diagnóstico empresarial integral e para o Sistema de monitoramento e acompanhamento:

PorAmérica desenvolveu um conjunto de instrumentos de coleta de informações e análise das mesmas para fazer um diagnóstico inicial das organizações e acompanhá-las em seu processo de fortalecimento (documentos em espanhol).

Formulários Plano de Comercialização Baixe aqui (Esp)
Formulário 1- Programação Assessoria Baixe aqui (Esp)
Formulário 2 - Desenvolvimento de Assessorias Baixe aqui (Esp)
Formulário 3 - Diagnóstico Integral Empresarial Baixe aqui (Esp)
Formulário 4 - Relatório do Diagnóstico Integral Empresarial Baixe aqui (Esp)
Formulário 5 - Relatório Mensal de Assessorias Baixe aqui (Esp)
Formulário 6 - Avaliação de Eventos Baixe aqui (Esp)
Formulário 7- Registro de Presença a Eventos Baixe aqui (Esp)
Formulário 8 - Contatos Comerciais Baixe aqui (Esp)
Formulário 9 - Avaliação do Assessor Comercial pela Organização Baixe aqui (Esp)
Formulário 10 - Relatório Final de Gestão Comercial - Assessores Baixe aqui (Esp)
Formulário Matriz de Planos de Ação - Plano de Comercialização Baixe aqui (Esp)

Coaching comercial

As cartilhas dos quatro módulos são documentos dinâmicos que além de proporcionar às ODBs alguns conceitos teóricos básicos, são complementados com exercícios práticos que, depois de finalizada a sessão de capacitação, farão com que definam aspectos muito próprios de suas próprias vidas e da organização. Permite que as ODBs adquiram novas ferramentas para crescer e se tornar mais fortes.

Módulo 1: Gestão de Mudança

é uma recopilação dos aspectos mais importantes que elas devem conhecer sobre o conceito Gestão de Mudança e sua aplicação a nível pessoal e na organização à qual pertencem.

Baixe aqui


Módulo 2: Plano Comercial

é uma recopilação dos aspectos mais importantes que um Plano Comercial deve possuir e sua aplicação na organização à qual pertencem.

Baixe aqui


Módulo 3: Documentação de Processos-chave

é uma recopilação dos aspectos mais importantes que elas devem conhecer sobre a Documentação de Processos e sua aplicação na organização à qual pertencem.

Baixe aqui


Módulo 4: Desenvolvimento Organizacional:

é uma recopilação dos aspectos mais importantes que elas devem conhecer sobre o Desenvolvimento Organizacional e sua aplicação na organização à qual pertencem.

Baixe aqui

Sistematização do acompanhamento das organizações de base no âmbito do programa PorAmérica. Tutorial para Entidades Acompanhantes

Este documento contém uma descrição geral da sistematização do programa PorAmérica e um instrutivo para que as entidades acompanhantes realizem e apoiem as atividades correspondentes em cada uma das fases da sistematização.

Baixe aqui (Esp)

A sistematização no programa PorAmérica. Tutorial para Organizações de Base.

Como o nome indica, este documento contém um instrutivo para orientar o processo de sistematização nas Organizações de Base - ODBs, apoiadas por PorAmérica. Nos primeiros dois capítulos, é proporcionada informação sobre a sistematização, seus objetivos e sua relação com o programa PorAmérica e com os projetos das Organizações de Base. No terceiro capítulo, podem ser encontradas tanto a informação como os guias para a formação do Comitê de Sistematização e a elaboração do Plano de Sistematização, assim como os formulários para se elaborar o primeiro relatório.

Baixe aqui

Ficha dos Projetos

Este é o formulário usado para reunir a informação sobre as Organizações de Base e as ideias dos projetos.

Baixe aqui

Formulário dos Projetos

Este é o formulário para ser preenchido com a identificação e a descrição do projeto que as ODBs apresentarão na segunda convocatória ao Fundo Concursável com seus respectivos anexos (versão em espanhol).

Formulário dos Projetos Baixe aqui (Esp)
Desagregação do orçamento Baixe aqui (Esp)
Orçamento geral e cronograma Baixe aqui (Esp)

Formulário Linha de Base

Este é o formulário para que a ODB participante especifique seus: dados gerais, variáveis de geração de renda, capacidade coletiva e capital social.

Baixe aqui (Esp)

Modelo do Convênio

Este é o modelo do Convênio Interinstitucional para a execução do programa.

Baixe aqui (Esp)

Aliados