PorAmérica,
O encontro internacional do programa, intitulado “Organizações que Constroem Oportunidades - Iniciativas Comunitárias de Geração de Renda na América Latina”, foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2014, em Bogotá, e tinha como objetivo realizar um balanço geral dos resultados do programa, compartilhar uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios das organizações que desenvolveram iniciativas com o apoio do programa, e revisar as lições que os atores envolvidos resgataram com o exercício.
Na abertura do evento, Rafael de La Cruz, Representante na Colômbia do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, ressaltou o potencial da América Latina para acabar com a pobreza extrema e como nos últimos vinte anos, os países da região passaram de uma baixa renda a uma renda média.
Margareth Florez, Diretora da RedEAmérica, afirmou que PorAmérica transformou positivamente a vida de mais de 13 mil pessoas (mais de 3 mil famílias) nos 6 países onde funcionou: "PorAmérica é uma semente bem cultivada em um processo que deve ser mantido".
Por sua parte, Rodrigo Quintero, Diretor Executivo da Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário, organismo executor do programa, salientou as aprendizagens das fundações empresariais que acompanharam as organizações de desenvolvimento de base: "Nós das fundações aprendemos a construir metodologias de trabalho em conjunto e reconhecemos nossas capacidades para trabalhar coletivamente".
A Diretora de PorAmérica, Pilar Hernández, fez uma apresentação geral dos resultados do programa, na qual destacou a participação de 143 organizações de base em 70 projetos, acompanhadas por 27 fundações empresariais e empresas como entidades acompanhantes, assim como a capacitação direta de mais de 1.500 pessoas nos seis anos que durou PorAmérica.
No evento, foram dadas conferências sobre o desafio vigente da inclusão econômica na América Latina; sobre enfoques para abordar o desafio do mercado e sobre o que vender ao consumidor atual no âmbito da inovação.
Foram realizadas igualmente mesas de trabalho com as organizações participantes sobre as iniciativas comunitárias de geração de renda ligadas aos agronegócios, sobre inovação e qualidade nas iniciativas, e sobre o manejo de resíduos sólidos e da reciclagem como fonte de renda. Foram também organizados painéis sobre as lições aprendidas com o programa e sobre o acompanhamento na construção de capacidades.
Como parte do evento, mais de 200 participantes puderam apreciar uma ampla mostra do trabalho e os resultados alcançados pelas organizações participantes.
Aliados