OS ATORES DE PORAMÉRICA FALAM DO PROGRAMA

A opinião de todos os atores é importante, em um programa como PorAmérica, do qual participaram fundações empresariais e organizações de base de seis países, junto com a RedEAmérica - a rede temática que impulsiona o desenvolvimento de base na região, com o BID – FUMIN e com o Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário da Colômbia, que foi o organismo executor do programa. Aqui você poderá saber mais!

UMA ALAVANCA PARA PROSPERAR: A PERSPECTIVA DAS ORGANIZAÇÕES DE BASE

Jair Simón Texeira
Associação dos Pescadores Amadores de Santa Isabel - África Nilo, APASIAN, São Paulo, Brasil.

Esta associação foi criada em 2008 por um grupo de oitenta pescadores da represa Jaguari, no estado de São Paulo, com o fim de lutar contra a pesca predatória e a poluição. Com passar do tempo, procuraram também criar alevinos para pescar com redes, criar empregos e melhorar a renda dos associados, questões bem escassas na zona.

“Quando recebemos a notícia de que PorAmérica tinha escolhido o nosso projeto para ser financiado ficamos muito felizes, porque na nossa cidade não existem projetos deste tipo e com o pouco tempo de existência, já tínhamos o primeiro projeto de geração de renda introduzido no nosso município”.

“O projeto que apresentamos era de produção e comercialização de pescado em tanques-redes para a geração de renda, mas não conseguimos que o governo local nos desse a licença para o cultivo de peixes. Isso ocorreu porque no estado de São Paulo não existe a possibilidade de se obter licenças ambientais para a criação de peixes em tanques-redes; entretanto, esse fato nos fez dedicar à luta pela licença e pelos direitos dos pescadores. Nós seremos os primeiros em conseguir essa licença. E a associação está ajudando outras organizações a obterem essas licenças.”

“Hoje, a associação é vista pelos organismos governamentais, tanto municipais como estaduais e federais como uma entidade que pode contribuir para a construção de políticas públicas, que era algo que fazia falta tanto no município como no estado, e que pode ajudar outras pessoas e organizações a buscarem licenciamentos ambientais”.

“Graças ao trabalho que realiza, a associação faz parte da Câmara Setorial do Pescado no estado de São Paulo e através dessa câmara nós temos voz ativa no estado, tanto que conseguimos modificar um decreto de 2012 que apresentava diretrizes para a piscicultura que não coincidiam com as necessidades dos piscicultores. Conseguimos então cancelar o primeiro decreto e aprovar um novo que atendesse às nossas realidades”.

“Foi uma conquista muito grande, muito gratificante e nesse esforço o Instituto de Cidadania Empresarial - ICE, a nossa entidade acompanhante, apoiou muito a gente. Eles nos ajudaram por exemplo a buscar informação e documentos difíceis de conseguir, também nos ajudaram a analisar a legislação ambiental e a interpretá-la de acordo com as nossas necessidades, de modo que quando fomos levar a nossa documentação aos órgãos competentes chegamos com argumentos sólidos que nos garantiram uma interlocução séria com o estado”.

“A experiência de PorAmérica aumentou muito a autoestima das pessoas. Alguns pescadores que nos acompanham na associação nunca tinham conseguido um certificado escolar de nenhum tipo; quando lhes entregamos o certificado de algumas capacitações que realizamos com o programa, eles choraram de alegria por terem alcançado uma meta destas”.

Ernesto Valladares Sánchez
Associação de Artesãos Linhagens Arte Milenar, Peru.

As associações de artesãos Linhagens Arte Milenar e Ichimay Wary se dedicam à produção de cerâmica, retábulos, têxtis e outros tipos de artesanatos no distrito de Lurín, província de Lima, Peru. Apresentaram um projeto para PorAmérica para melhorar os níveis de produção, ampliar o trabalho em rede e buscar mercados nacionais e internacionais. Ernesto Valladares é o presidente da primeira associação.

“Somos uma associação jovem que está albergando 18 famílias. Trabalham as nossas esposas assim como parte dos nossos filhos, porque o que queremos é não perder a cultura e neste caso é um privilégio que os nossos filhos também participem do projeto, porque realmente hoje em dia os filhos já não querem participar destas tarefas.”

“Temos artesanato decorativo e utilitário com uma variedade de desenhos e técnicas que são realmente bem recebidas, inclusive na Colômbia, onde vendemos cerâmicas, principalmente em preto e branco, com temas geométricos que são parte da cultura do Peru”.

“A ideia de apresentar o nosso projeto para PorAmérica era para aumentar a nossa renda, a nossa qualidade de vida, que o projeto se tornasse autossustentável”.

“O programa nos ajudou muito, por exemplo com o tema do desenho, que é a parte fundamental para que o nosso produto seja aceito no mercado. Com recursos de PorAmérica, contratamos desenhadores que não só nos ajudaram a desenhar novos produtos, mas também nos ensinaram a desenhar. Agora, nós somos desenhadores da nossa própria cultura. A organização não teria podido fazer isso sozinha”.

“PorAmérica nos apoiou também para participar de uma feira internacional, Expoartesanías em Bogotá, e nos foi muito bem, conseguimos clientes. A inovação está crescendo e aumentando a renda das famílias, o que tem sido bastante animador. Isso nos fez ver que podemos viver do artesanato, sempre que nós, os artesãos, estivermos dispostos a melhorar, com o apoio de instituições como a RedEAmérica - PorAmerica e o BID – FOMIN, acho que isso é bom e é preciso resgatar”.

“Além disso, conseguimos aumentar o números de associados e fazer uma parceria com outra associação de artesãos e já estamos armando uma rede de associações que surgiu a partir do programa, a Rede de Artesãos do Peru”.

Aliados