COMO FOI O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA PORAMÉRICA

PorAmérica, o programa de fortalecimento de organizações de base e estímulo à geração de renda impulsionado pela RedEAmérica, com a importante participação financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, através do Fundo Multilateral de Investimentos – FUMIN, culmina suas operações em 2015 com resultados muito promissores. Conheça como foi o desenvolvimento do programa durante os seis anos de trabalho.

Linha de tempo

PORAMÉRICA - A BUSCA DA SUSTENTABILIDADE DAS INICIATIVAS

O Plano de Sustentabilidade

O Plano de Sustentabilidade, apresentado ao BID_FOMIN em outubro de 2013, incluía cinco estratégias dirigidas ao fortalecimento da sustentabilidade institucional e técnica de PorAmérica, através da transferência de conhecimento e informação para a RedEAmérica, e ao melhoramento da sustentabilidade institucional e financeira das organizações de base. As cinco estratégias consistiam em:

  1. Fortalecimento do acesso das organizações ao mercado para contribuir para a sustentabilidade financeira e institucional.
  2. Realização de intercâmbios presenciais e virtuais de experiências entre membros das ODB e das EAs como um mecanismo de fortalecimento institucional e técnico.
  3. Transferência do conhecimento adquirido e dos produtos criados em PorAmérica para a RedEAmérica.
  4. Divulgação da aprendizagem e facilitação de espaços de diálogo com as entidades acompanhantes, empresas e agentes governamentais, para o debate e a obtenção de um respaldo no setor empresarial e nas políticas públicas.
  5. Capitalização do conhecimento gerado através da experiência em PorAmérica para desenhar um novo programa da RedEAmérica.

Oito meses depois, após a aprovação do Plano de Sustentabilidade pelo BID FOMIN, estas estratégias foram cristalizadas em atividades concretas de PorAmérica:

Uma estratégia de coaching comercial com a qual se trabalhou um grupo de 16 organizações de base com um processo de assessoria e acompanhamento comercial da qual participaram duas ODBs do Brasil, três do Peru, duas do Equador e nove da Colômbia. Todas elas, organizações camponesas, indígenas e afrodescendientes, dedicadas à produção e comercialização de alimentos, confecções, artesanatos, reciclagem e preparação de matérias-primas.

O objetivo foi fortalecer a estrutura organizacional e a estratégia comercial das organizações conforme as necessidades dos mercados. Procurou-se melhorar especificamente as competências técnicas dos membros das organizações e das famílias; tornar mais eficientes os processos internos e a estrutura organizacional; e identificar e aproveitar as oportunidades de mercado, vinculando as organizações entre si e com clientes potenciais para melhorar a renda das mesmas e dos seus membros.

Depois dos processos essenciais de diagnóstico, construção em conjunto de planos de ação - enfocados em Direção Estratégica, Comercialização, Operações, Finanças e Recursos Humanos-, das oficinas de capacitação e do acompanhamento a cada uma das organizações, os resultados foram os seguintes: houve um aumento positivo da renda das organizações e também se alcançaram mudanças significativas dentro de cada uma delas.

O processo de coaching comercial obteve um aumento de 27% na renda das organizações e um aumento aproximado de 21% na renda per capita dos membros. Da mesma forma, foi possível melhorar a rentabilidade, aumentar em 25% o número de clientes e em 62% o número de prospectos.

Foram realizados também intercâmbios de experiências entre as organizações de base, procurando que aprendessem com os resultados alcançados e lições aprendidas. Para realizar os intercâmbios, as organizações foram divididas por setores produtivos. Foram identificadas as mais fortes de cada setor para que atuassem com as anfitriãs das outras. No total, foram realizados 17 eventos presenciais de intercâmbio dos quais participaram as 70 organizações de base do programa.

Além disso, foram realizados intercâmbios virtuais de experiências entre membros das organizações e as entidades acompanhantes. Para realizar estes intercâmbios e tornar possível a transferência do conhecimento adquirido e dos produtos gerados em PorAmérica para a RedEAmérica, foi criado um centro virtual chamado de Summando.

Summando serve também para apoiar as estratégias de formação em comunicação e o coaching comercial facilitando a interação dos tutores com as organizações e colocando à disposição tanto as ferramentas e documentos elaborados, como os espaços de aprendizagem e intercâmbios virtuais.

O centro virtual também integrará a rede com as organizações de base, empresas, fundações e outros atores estratégicos do programa. Oferecerá espaços de trabalho e comunicação independentes; acesso e capacidade de administração da biblioteca virtual; e acesso e comunicação permanente com a base de dados de ODBs e com outros atores que participam de PorAmérica.

Apoiará igualmente as estratégias presenciais de intercâmbio de PorAmérica com as organizações de base através de diversas ferramentas e recursos. Assim mesmo, oferecerá ferramentas online de apoio ao registro, acompanhamento e avaliação das ações presenciais. Depois de terminar PorAmérica, o centro virtual será assumido pela RedEAmérica e será colocado à disposição de todos os membros da Rede.

Como parte do Plano de Sustentabilidade e para complementar o coaching comercial, foi aberto um espaço de formação básica em Comunicação, de maneira que as organizações adquiram os conhecimentos e habilidades para desenhar planos de comunicação enfocados no tema de mercados e geração de renda, através do centro virtual. Para isso, foram preparados três módulos bem simples com os quais as 16 organizações escolhidas preparam o seu plano de comunicação. Esses módulos poderão também ser utilizados pelas outras organizações do Programa e por aquelas vinculadas aos membros da RedEAmérica.

Inovação e criatividade

Outro aspecto que foi abordado como parte do esforço por garantir a sustentabilidade das organizações, foi o da inovação e criatividade. Foram desenvolvidas oficinas sobre o tema no encontro nacional na Colômbia, na cidade de Cali, e no encontro internacional do programa realizado em novembro de 2014. A questão que motivou a capacitação consistia em como fazer com que cada produto ou serviço criado respondesse aos parâmetros de criatividade e inovação necessários para gerar valor para o cliente ou usuário final suprindo as suas necessidades, posicionando a organização em um mercado dinâmico, exigente e competitivo.

Com o apoio da companhia CreativeLab, durante as oficinas, as organizações de base foram assessoradas e acompanhadas em um processo de cocriação, desenvolvimento e fortalecimento das ideias inovadoras que surgiram. Foi possível também conscientizar os membros das organizações sobre o potencial que têm para gerar inovações e sobre a importância das mesmas para o fortalecimento das ODBs.

A divulgação de PorAmérica

Como parte do trabalho de divulgação da aprendizagem e da facilitação de espaços de diálogo com as entidades acompanhantes, colaboradores, empresas e agentes governamentais, foram realizados em cada país, no segundo semestre de 2014, encontros nacionais do programa. Em tais eventos, foram apresentados os resultados nacionais e globais do Programa e foi aberto um diálogo sobre os temas identificados como estratégicos para o melhoramento de organizações e de projetos. Foram convidados aos encontros todos os atores do programa, assim como representantes do setor privado, do governo, instâncias de cooperação, acadêmicos, com o fim de socializar a aprendizagem e refletir sobre os acertos e as dificuldades no apoio ao desenvolvimento dos projetos das organizações de base.

Com essa mesma perspectiva, foi organizado em novembro de 2014 um evento internacional que reuniu os atores do programa dos seis países e onde foram apresentados os benefícios do programa e refletiu-se sobre aqueles temas de interesse para as organizações e para as entidades acompanhantes que foram identificados no âmbito do Programa.

Faz parte também desse componente a memória que que encontra neste website e também no livro

Pilar Hernández, diretora de PorAmérica, explica para concluir que “além de cumprirmos com as exigências do BID FOMIN com as quais nos comprometemos, tratamos de gerar um maior valor para as organizações de base e para as fundações acompanhantes em tudo o que foi realizado. Eu acho que o programa demonstrou ser muito engenhoso em superar dificuldades, em aprender com a prática, em procurar opções em termos de prazos, entornos, tentando manter um denominador comum, visando sempre o melhor para todos”.

Aliados